O Objetivo deste blog é incentivar profissionais da área de Engenharia Civil, tornando possível a atualização e compartilhação de informações ligadas as Tecnologias de atuação profissional da mesma.
O Conteúdo é bem dinâmico e especifico, tornando possível uma breve introdução da área envolvida.
Como o nosso blog é jovem, espero que comentem e busquem cooperar com novas informações também!
Espero que gostem das novidades postadas e bom proveito
Sejam Bem Vindos
Diego Mendes
Video Aulas Tecnológicas
Comentários: (0)
Segurança no trabalho utilizando as tecnologias diversas é tudo! Proteja-se você também!
Segue algumas vídeo aulas :
Fonte : SESI Serviço Social da Indústria
Dicas de construção civil usando conhecimentos tecnológicos :
Segue algumas vídeo aulas :
Fonte : SESI Serviço Social da Indústria
Dicas de construção civil usando conhecimentos tecnológicos :
Cursos de Extensão Área1.2010
Comentários: (0)
A Qualificação profissional requer constante atualização num mercado de trabalho competitivo. O atual cenário econômico, somado à velocidade das mudanças globais, torna requisitos fundamentais a atualização acadêmica e o acesso a novos conhecimentos. Os cursos de curta duração são uma ótima oportunidade para aprimoramento técnico, focado e objetivo. Visando atender a esta demanda, o Núcleo de Extensão da Faculdade ÁREA1 oferece diversos Cursos de Extensão, tendo como parceiros: Academia CISCO, Academia IBM e Autodesk.
Segue a seguir alguns cursos de extensão se destacando o AutoCad 2D e 3D trazendo grandes inovações tecnológicas aos Engenheiros da Bahia:
Academia CISCO Módulo 1
Academia CISCO Módulo 2
Academia CISCO Módulo 3
Academia CISCO Módulo 4
Auditor Interno de SGI
AutoCAD 2D – Básico
AutoCAD 3D - Avançado
Automação Industrial – Nível 1
Automação Industrial – Nível 2
Cálculo para Liquidação Trabalhista
Gestão de Projetos
Idiomas FISK (livro 1) Breaking Free
Idiomas FISK (livro 2) Spreading Wings
Idiomas FISK (livro 3) Aiming at the Sky
Idiomas FISK (livro 5) Expanding Horizons
Leitura e Interpretação de Projetos de Edificações
Licenciamento Ambiental
Linux - Módulo 01: Administração
Mercado de Capitais
MS Project
NR-10
Programação JAVA
Revisão CISCO CCNA
Sait para inscrições : http://area1fte.edu.br/extensao
Diego Mendes
Segue a seguir alguns cursos de extensão se destacando o AutoCad 2D e 3D trazendo grandes inovações tecnológicas aos Engenheiros da Bahia:
Academia CISCO Módulo 1
Academia CISCO Módulo 2
Academia CISCO Módulo 3
Academia CISCO Módulo 4
Auditor Interno de SGI
AutoCAD 2D – Básico
AutoCAD 3D - Avançado
Automação Industrial – Nível 1
Automação Industrial – Nível 2
Cálculo para Liquidação Trabalhista
Gestão de Projetos
Idiomas FISK (livro 1) Breaking Free
Idiomas FISK (livro 2) Spreading Wings
Idiomas FISK (livro 3) Aiming at the Sky
Idiomas FISK (livro 5) Expanding Horizons
Leitura e Interpretação de Projetos de Edificações
Licenciamento Ambiental
Linux - Módulo 01: Administração
Mercado de Capitais
MS Project
NR-10
Programação JAVA
Revisão CISCO CCNA
Sait para inscrições : http://area1fte.edu.br/extensao
Diego Mendes
Feira Internacional da Construção
Comentários: (0)
O Evento
A Construir Bahia vai reunir toda a cadeia produtiva da construção do Nordeste, promovendo contato entre empresas e profissionais do setor. Arquitetos, engenheiros, mestres de obras, construtores e lojistas de toda a região poderão conferir o melhor da construção em uma das mais importantes feiras do mercado. Exclusivo para profissionais do setor, o evento é uma ótima oportunidade para a sua empresa divulgar produtos ou serviços, incrementar negócios e agregar valor à sua marca.
Renovação
Sucesso absoluto em suas edições anteriores, o maior encontro da construção do Nordeste chega em sua 10ª edição de assinatura nova. Integrando a plataforma que também está presente no Rio, Minas e Brasília, a Expo Construção Bahia passa a se chamar Construir Bahia.
Aproveite este grande evento e faça agora mesmo um investimento sólido e seguro. Venha para a Construir Bahia 2010 e amplie seus conhecimentos!
Aproveite a oportunidade e faça parte deste grande evento tecnológico. A Feira Internacional da Construção Bahia 2010 espera por você!
Data: 18 a 21 de agosto de 2010
Informações e Venda
Sait do Evento: www.feiraconstruir.com.br/ba/
Guindastes e Suas Funções na Engenharia Civil
Comentários: (5)
Integração subterrânea
especialmente em prédios comerciais que utilizam estruturas pré-moldadas. Saiba
como tirar o melhor desses equipamentos
A utilização de guindastes na construção civil é cada vez mais comum, principalmente com o advento dos pré-moldados empregados em obras comerciais. No Brasil, essa relação é muito próxima. "Não somos nada sem esses equipamentos", explica Fabio Carvalho, da Pregaia, empresa de pré-moldados para fachadas.
Guindastes são, em geral, usados em obras muito extensas, nas quais a mobilidade com outros equipamentos fica comprometida por causa da distância. Também se pode lançar mão desse expediente para levar materiais que os guinchos não conseguem e cargas que não têm mobilidade.
Existem equipamentos específicos para cada tipo de material: para peças menores, o leque de escolha é bem maior e diminui conforme aumenta o tamanho da carga. "As empresas de pré-moldados já locam ou possuem equipamentos cujo preço de utilização por 10 horas está incluso no orçamento", explica Afonso Hideo Rafaelli, engenheiro de obra da Zarif.
Além de carregarem armações, telas, blocos, elevadores, caixas d'água, máquinas de ar-condicionado, os equipamentos são usados para montagem e desmontagem de gruas, entre outros. O diferencial aqui é o preço: o uso para determinados fins é feito somente quando o maquinário está ocioso. Em outros casos, o custo pode não compensar.
Obras que empregam pré-moldados leves podem se valer da versatilidade das lanças telescópicas
PreparaçãoPara a utilização de guindastes, o engenheiro responsável deve tomar alguns cuidados. O primeiro é a escolha da empresa que vai locar os equipamentos. Indicações e pesquisa na internet dão uma boa idéia do know-how e das opções do mercado.
A segunda etapa é a visita no local da obra. Aqui o auxílio de profissionais especializados pode diminuir custos e é imprescindível para assegurar o sucesso no uso do maquinário. "O técnico faz o estudo das condições da obra, pega dados da carga para especificar o equipamento e ainda o tempo necessário de locação das máquinas", explica Nilson Rocha, gerente operacional da Guindastec. O engenheiro deve ter em mãos, com precisão, o peso da carga, a altura da instalação e o raio - o centro de giro até o centro de gravidade da peça.
Para se ter uma idéia da importância dessa visita, o engenheiro Afonso Hideo, responsável pela obra da igreja Deus é Amor, em São Paulo, tinha como desafio preencher um espaço vazio, anteriormente destinado à ventilação com laje. Porém, já tinha as quatro paredes fechadas.
Com o auxílio técnico necessário, a solução foi utilizar um guindaste para içar as peças para dentro da estrutura e outro cuja lança entrava pela janela para levar a laje pré-moldada para o nível superior.
Depois da definição da empresa, é hora de preparar o local para receber os equipamentos. Os principais itens a serem verificados são o solo, o acesso e a rede de alta tensão (veja boxe). Dependendo da obra, é importante o trabalho do sinaleiro, profissional da empresa locadora que auxilia o operador nos movimentos da máquina, utilizando sinais universais.
Com todas as providências tomadas, há diminuição drástica de possibilidades de acidente, mas ainda assim o uso de guindastes é sempre arriscado. Por isso, é importante também ficar de olho nas regras básicas de segurança para não haver problemas.
É obrigatório o uso de uniforme e capacete, assim como o isolamento da área, pois o guindaste gira e pode bater com o contrapeso em algo. Também é necessária a presença de um responsável para garantir que ninguém transitará pela área de ação do guindaste enquanto estiver em movimento.
Verificar se as amarrações são adequadas, se as manilhas estão bem dimensionadas e não deixar que a lança passe por cima de nada que possa ser afetado em caso de acidente são outros expedientes que evitam transtornos e desperdícios.
"O respeito à tabela original de carga também é fundamental. O ideal é que o equipamento suspenda entre 75% e 85% da sua capacidade", diz Marcelo Monteiro, gerente de contratos da Guindastes Tatuapé. Nos guindastes modernos, a lança trava caso o peso seja maior do que a capacidade, o que evita acidentes, quebra do material e tombamento da máquina.
Três tipos para agilizar a obra
A Pregaia é a responsável pela fabricação e instalação de pré-moldados na fachada do novo prédio da grife Daslu, na Marginal Pinheiros, em São Paulo. O projeto, feito em um prédio que é parte do esqueleto deixado pela Eletropaulo e vendido há pouco tempo para uma empresa privada, tem 30 mil m2, quatro andares de loja e um estacionamento para 750 carros. Para dar conta dos detalhes sofisticados do projeto arquitetônico da nova Daslu, a Pregaia trabalha com pré-moldados de 3 m, largura variada, espessura de 10 a 12 cm e peso de 3 a 8 t. E utiliza três tipos distintos de guindastes para fixar as peças na fachada do prédio. "Temos três tipos de acesso: corredores complicados e estreitos, áreas largas e tranqüilas para trabalhar e acessos por cima da laje. Por isso, a necessidade de equipamentos diferentes para o projeto", explica Fabio Carvalho, engenheiro de montagem da Pregaia. Cada fornecedor de guindastes estudou as fachadas para disponibilizar a melhor solução.
Para peças esbeltas, a opção foi um equipamento com grande mobilidade. Para peças maiores, maquinário com grande capacidade de içamento e longo alcance. Em um trecho da obra, por exemplo, será necessário levar um guindaste ao prédio vizinho, que tem uma grande área de estacionamento, para içar peças que devem ser encaixadas em um local que, de dentro da própria obra, não pode ser alcançado. Nesse caso, serão utilizados guindastes de alta capacidade, pois a distância é grande. Para entregar a obra dentro do prazo estipulado, a Pregaia vai trabalhar com três frentes e diferentes fornecedores de equipamento. "Para cada detalhe, procuramosos melhores parceiros no mercado", finaliza Carvalho.
Como receber o equipamento na obra
Veja, na tabela abaixo, a relação entre voltagem e distância segura:
Tráfego: guindastes são veículos robustos, que ocupam espaço nas vias públicas. Se houver necessidade de utilizar o guindaste na rua, por exemplo, entre em contato com a companhia de tráfego da cidade e peça permissão. Normalmente, obras desse tipo são realizadas nos fins de semana, quando o trânsito é menor. A empresa responsável pela locação geralmente providencia os detalhes, mas nunca é demais checar.
Escola de operadores
Está marcado para o fim de novembro o lançamento do Instituto Brasil/Canadá de treinamento de operadores em guindaste e transporte, um centro de formação para novos profissionais, localizado em Carapicuíba (SP)
A necessidade da criação do centro veio da escassez de mão-de-obra especializada na operação dos guindastes mais modernos. Para se ter uma idéia, os equipamentos hoje contam com computador de bordo e joysticks, semelhantes aos de videogame, para o controle das lanças.
O objetivo é a formação de novos profissionais, que serão avaliados por testes psicológicos antes de ingressar no IBC. "Após identificarmos o perfil do candidato, ele será treinado, qualificado e, posteriormente, enviado ao mercado de trabalho. Após um ano, o profissional volta para uma reciclagem, que levará em conta as áreas que ele realmente necessita de melhora", explica Moisés Siebeneichler, diretor geral do Instituto.
A parceria com o Canadá se deu pelo know-how do país em tecnologias e formação de profissionais que trabalham com guindastes, devido a uma legislação muito rígida em relação ao assunto. O curso do IBC será reconhecido pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e a idéia é conseguir parcerias para que os cursos sejam gratuitos.
O Instituto ainda ministrará aulas para usuários dos serviços de guindastes. O objetivo é que esses profissionais - na maioria das vezes engenheiros - possam aprender as técnicas e detalhes de como escolher e trabalhar com os equipamentos, formação que geralmente não se aprende nas faculdades brasileiras.
Fonte: Téchne 94 - janeiro de 2005
Contatos de Guindastes para Alugar ou Comprar :
Argos Guindastes
Santo Antônio da Patrulha - RS
Fone: (51) 3662.3505
Website: www.argosguindastes.com.br/index.php
comercial@argosguindastes.com.br
Exemplares de equipamentos da argos abaixo:
Transpi - Transportes Pesados
Itajaí Ltda, Rodovia BR 101,7707, KM 123 Itajaí - SC
Website: www.transpi.com.br
e-mail: contato@transpi.com.br
fone: 554732419200
fax: 4732419202
Exemplares de equipamentos da Transpi abaixo:
Telhado com a Cobertura à Base de Óleo
Comentários: (0)
Cubrindo a nossa casa com um telhado claro, sera capaz de refletir a luz solar, e você terá efeitos opostos conforme a estação. A casa ficará mais fria no verão, diminuindo a necessidade do ar condicionado, mas ficará gelada no inverno, aumentando o uso do aquecedor.
Escolhendo telhas escuras o resultado será o inverso, com uma casa quentinha no inverno mas tórrida no verão.
Então mesmo querendo adquirir uma construção ambientalmente mais correta, será complicado escapar do consumo de energia. Pois na mudança das estações, ou ficara fria demais ou ficara quente demais.
Sendo que a situação mencionada se refere aos telhados de hoje em dia, cuja variável é a capacidade de absorção ou reflexão da luz solar por causa da derivação de sua cor.
O telhado aprimorado foi desenvolvido por um grupo de engenheiros dos Estados Unidos, que lançaram um conceito de telhado inteligente, capaz de ler um termômetro e se adequar as suas propriedades de acordo com a temperatura ambiente.
Fabricado com um material derivado do óleo de cozinha usado, o revestimento muda automaticamente de característica, passando para a reflexão ou para a absorção do calor solar quando a temperatura exterior atinge um valor específico predeterminado, que pode ser ajustado ás condições climáticas locais.
Telhados revestidos com o novo material serão capazes de refletir a abrasadora luz do sol do verão, diminuindo os gastos com ar condicionado. Durante o inverno, o material passa a absorver o calor, ajudando a aquecer o interior da residência e diminuindo os gastos com aquecimento.
Biorevestimento
Este é um dos materiais de revestimento de coberturas mais inovadores e práticos desenvolvidos até hoje, afirma o líder do projeto de pesquisa.
Este biorevestimento de telhado inteligente, em comparação com um telhado tradicional, é capaz de reduzir os custos de aquecimento e de refrigeração ao mesmo tempo, uma vez que ele responde ao ambiente externo. Além disso, proporcionará um novo uso para milhões de litros de óleo usado.
Os testes mostraram que revestir um telhado com a cobertura à base de óleo reciclado pode reduzir a temperatura das telhas de 50 a 80% nos meses mais quentes do ano.
Durante o inverno, o revestimento pode aumentar a temperatura do telhado em até 80% em comparação com os telhados tradicionais.
Mesmo que a temperatura do teto seja reduzida ou aumentada em uns poucos graus, dependendo da temperatura exterior, essa mudança pode fazer uma grande diferença na conta de energia.
Processamento do Óleo de Cozinha
Para fabricar o revestimento, o óleo de cozinha usado é transformado em um polímero líquido que endurece após a aplicação. Ao contrário do óleo descartado, que pode trazer consigo o cheiro das frituras, o polímero resultante é praticamente inodoro.
Os fabricantes poderão produzi-lo em qualquer tonalidade, variando do claro ao preto, dependendo dos aditivos usados. Mesmo sendo um plástico, o material é não-inflamável e atóxico.
O líder do projeto adverte contra tentativas de jogar óleo de cozinha usado sobre o telhado na tentativa de conseguir um efeito similar. Isso porque o óleo de cozinha comum não irá se transformar em um polímero e não irá endurecer, além de não conter o ingrediente para controlar os níveis de luz infravermelha e ainda representar um risco de incêndio para a casa.
O próximo passo da pesquisa é monitorar a durabilidade do material. Embora falem em vários anos, os pesquisadores afirmam que a cobertura poderá ser reaplicada se deteriorar.
Eles esperam ter o produto pronto para comercialização dentro de três anos.
Fonte: Fórum da Construção
Comentários: (0)
18 Toneladas de plástico reciclável, transforma antes o que era lixo em uma casa confortável.
Fonte: BBC BRASIL - 25/02/2010
Caracteristicas do Projeto Gaules:
CASAS VERDES
A companhia Affresol desenvolveu uma tecnologia que transforma plástico e minerais em um material batizado de Thermo Poly Rock, que poderia revolucionar a indústria de construção. O projeto, apoiado pelo governo do País de Gales e por organizações ambientais, já lançou uma linha de casas verdes e construções modulares portáteis de quatro toneladas. O secretário da Economia do País de Gales, Ieuan Wyn Jones, disse que; "o novo processo sustentável" tem muito potencial e pode gerar uma grande quantidade de empregos.
MATERIAL ESTRUTURAL
A empresa diz que o processo tem baixo consumo de energia e transforma plástico em um material durável e resistente. As placas de Thermo Poly Rock formam as paredes de sustentação da casa, que pode ser coberta externamente com tijolos ou pedra, enquanto o interior pode ganhar uma camada de isolamento térmico e ficar com a mesma aparência de uma casa tradicional. As telhas também são feitas de material reciclado. O diretor-gerente da Affresol, Ian McPherson, diz que o novo material é mais leve e resistente que concreto, é térmico, impermeável, não-inflamável e não apodrece.
CASAS RECICLÁVEIS
A empresa estima que a vida útil das casas seja de cerca de 60 anos, mas diz que os elementos do Thermo Poly Rock podem ser novamente reciclados ao fim deste período. "Todos os países do mundo têm problemas com lixo e agora temos a oportunidade de transformar este lixo em um recurso de construção de moradias 100% reciclável", diz McPherson. Agora a empresa aguarda aprovação para construir 19 casas em Merthyr, no País de Gales, como parte de um projeto-piloto.